Detalhes de Aruanda

Fotos


História do Grupo

O Grupo Folclórico Aruanda, com sede em Belo Horizonte/MG, é uma entidade de caráter cultural, cujos principais objetivos são a pesquisa, a preservação e a divulgação das danças e folguedos populares, através de sua projeção para a linguagem cênica. Fundado em 1960, o Aruanda, desde então, acumulou aproximadamente 100 (cem) danças com seus respectivos trajes, adereços e músicas, o que possibilita ao Grupo apresentar diversos espetáculos diferentes. Esse acervo de registro (pesquisa de campo e informações técnicas resultantes do intercâmbio com outros grupos), elaborado e catalogado ao longo dos anos, é um referencial para pesquisas e informações a instituições de ensino em todos os níveis escolares, a atores, coreógrafos, figurinistas, pesquisadores e demais interessados nas manifestações populares tradicionais.

Reconhecida de Utilidade Pública pelas leis Estadual 5762/71 e Municipal 160/70, O Grupo é pioneiro no gênero em Minas Gerais e no Brasil, e executa as danças e os cantos mineiros, mas interpreta com igual propriedade as danças típicas de todas as regiões do país, revelando o grande painel da diversidade cultural brasileira.
Por estas características, o Aruanda tem recebido vários prêmios nacionais e internacionais e é freqüentemente convidado a participar de diversos eventos e festivais de folclore, transformando-se em legítimo embaixador da cultura nacional.

Na busca incessante de sensibilizar a população para a importância do conhecimento e da valorização de sua própria cultura, o Grupo Aruanda promove também, em sintonia com os preceitos da arte-educação, a realização de Oficinas de Folclore destinadas a educadores e demais interessados em diversas cidades.
Essas oficinas já se tornaram referência de qualidade devido a valorização do ser humano, a socialização e ao resgate da auto estima, oferecendo aos participantes novas opções de formação pessoal, cultural e comunitária, e oportunidades de trabalho a partir dos saberes, fazeres, soluções e alternativas.

Mais que um Grupo que pesquisa e divulga o folclore brasileiro, o Aruanda é uma instituição cultural que contribui continuamente para a inclusão social, a construção da cidadania e a preservação da cultura e identidade nacionais.



Manchetes